Cidades

MISSÃO VELHA – CEARÁ: festeja São José

O protetor das famílias e dos trabalhadores, São José, também é festejado em diferentes paróquias no interior

O pau da bandeira foi transportado do Sítio Terra Nova para a Igreja Matriz, pelos devotos do santo FOTO: ANTÔNIO VICELMO

O pau da bandeira foi transportado do Sítio Terra Nova para a Igreja Matriz, pelos devotos do santo FOTO: ANTÔNIO VICELMO

A abertura das festas de São José no Cariri está sendo realizada debaixo de chuva. Este ano, os devotos não estão mais preocupados com a estiagem. Ao invés das tradicionais preces pedindo inverno, as paróquias, que têm o padroeiro do Ceará como protetor, estão preocupadas com a preservação da natureza. O tema da comemoração é “Com São José, Defendemos a Vida do Planeta”.

No Crato, que amanheceu o dia debaixo de chuva, a festa foi aberta ontem com uma motorromaria que saiu da Sé Catedral para a Igreja do Coração de Jesus, no Bairro do Seminário, e terminou com a bênção das motos. É uma preocupação da Igreja Católica quanto ao grande número de acidentes com motos registrados na região. A programação prosseguiu com a celebração de uma missa, seguida de uma procissão para o Seminário São José.

Em Missão Velha, a Festa do Padroeiro foi antecipada para domingo. O pau da bandeira foi transportado do Sítio Terra Nova para a Igreja Matriz, onde foi erguido para o hasteamento com a bandeira de São José. Na mensagem dirigida aos fiéis, o padre Joaquim Ivo pregou o fortalecimento de uma “igreja viva, entusiasmada, comprometida com o projeto de evangelização, disponível para anunciar e vivenciar a presença do reino nas famílias e, também, nas comunidades”.

“Somos convidados a refletir, rezar e agir em favor da vida no planeta”, disse, destacando o tema que será desenvolvido durante a programação litúrgica, com encerramento no dia 19, quando haverá grande procissão de São José pelas principais ruas da cidade. A programação será estendida também à Fortaleza. Os filhos de Missão Velha, que moram na Capital, estão sendo convidados para uma missa que será celebrada hoje, às 20 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado “protetor da Igreja Católica romana”. Por seu ofício, é “Padroeiro dos Trabalhadores”. E, pela fidelidade à esposa, é “Padroeiro das Famílias”, sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo. Uma lenda popular: se chover em seu dia, não terá seca.

Todos se animam e esta lenda se perpetua, mesmo não sendo São José responsável pela seca ou chuva. Porém, no interior e, particularmente, no Ceará, onde São José é padroeiro do Estado, os agricultores alimentam a crendice de que o dia 19, que coincide com a passagem do equinócio, define a situação de seca ou inverno.

MAIS INFORMAÇÕES

Seminário São José do Crato
Rua Padre Lemos, 334
Região do Cariri (CE)
Telefone: (88) 3521.1228

Por: ANTÔNIO VICELMO

1 Comentário

  1. gostei de tudo isso e muito legal pega aee meu msn mas nao e essa letrar aii e a maiuscular