Saúde

Barbalha-CE: Hospital Santo Antônio passa a ter Centro Transplantador de Córnea

No Hospital Santo Antônio são feitas as captações de córneas de dadores com morte encefálica e, também com parada cardíaca.

Foto divulgação.

No Ceará, existem 13 centros transplantadores de córnea. Sendo 10 em Fortaleza e mais três nos municípios de Barbalha, Crato e Sobral. Barbalha dispõe ainda de um hospital notificante – O Hospital Santo Antônio – onde são feitas as captações de córneas de doadores com morte encefálica e, também, com parada cardíaca, caso em que somente córnea, pele e osso, podem ser doados.

As córneas captadas alimentam o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Na próxima terça-feira (13), transcorre o Dia Nacional do Doador de Córnea e o motivo é de comemoração, pois este ano, o Ceará supera, pela primeira vez na história, a marca de mil transplantes realizados/ano. Até a última quarta-feira (7), já havia sido realizados 1.171 transplantes. De todos os transplantes realizados este ano, 712 foram de córneas, 252 a mais que em 2010.

O transplante de córnea foi o procedimento que mais cresceu em relação ao ano passado, entre todos os tipos de transplantes realizados no Estado. A meta para 2012 é zerar a fila de transplantes de córneas, que tem hoje 449 pacientes

#Com informações de Josélio Araújo-cetama

Leia também

Comentários Encerrado

Os comentários estão encerrados. Você não poderá publicar comentário neste artigo.