Economia

PIS 2012 começa a ser pago dia 24 de julho; veja calendário de pagamento

Começa no dia 24 de julho o pagamento aos trabalhadores assalariados dos abonos do Programa de Integração Social (PIS), referentes ao calendário 2012/2013. Mais de 27 milhões de trabalhadores poderão sacar os rendimentos do PIS e 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS em seus contracheques.


Para sacar o benefício, o trabalhador deverá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, no caso do Pasep, e apresentar um comprovante de inscrição do PIS/Pasep, carteira de identidade ou o cartão do cidadão.

Quem tem o cartão Cidadão com senha cadastrada também pode sacar o dinheiro em lotéricas, nos caixas de autoatendimento da CEF e postos do Caixa Aqui.

Beneficiários que possuam conta no banco terão o valor creditado automaticamente, a partir de 24 de julho, em sua conta corrente ou poupança Caixa, desde que a conta tenha o trabalhador como único titular. Trabalhadores que não possuem conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir de 15 de agosto.

Regras

Em relação ao abono, o direito está garantido aos trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2007 (cinco anos de cadatramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base 2011.

Aos Rendimentos, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

E, por fim, ao Saldo da conta PIS vale destacar que, atualmente, é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, como benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos. As informações são do jornal O Dia.

SERVIÇO

Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página daCAIXA na internet, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.

O POVO Online

Leia também

36 Comentários

  1. ricardo

    no ano de 2007 trabalhei alguns meses com carteira assinada tenho direito de receber alguma coisa?

  2. ALEX SANDRO PERES

    EU TENHO ALGUMA COISA PRA RECEBER

  3. givanildo alves de oliveira

    quero saber se eu tenho o abono salarial do PIZ. Eu naisci neste mês e fui ao uma lotérica só que não estava autorizado meu benefício por que?

  4. JOSIMAR SANTOS TEIXEIRA

    trabalhei no ano de 2011, de carteira assinada só que com 20 dias de registro mim dispensaram sera que tenho direito de receber o beneficio? tenho mas de 5 anos de registro no pis

    • Matheus Luiz

      Brother eu acho que você tem direito sim, trabalho muito no ano do 2011.. “Um dia e meio por mês no ano ” você deve ta exausto!!trabalha assim é pra poucos..

      E o seguro desemprego com certeza você deve ter recebido se não recebeu a caixa ta de brincadeira o brasil precisa de trabalhadores como tu, você é um exemplo…

    • Matheus Luiz

      O caixa economica arruma um emprego pro Josimar, trabalhador que nem esse vc nunca vão achar!!

  5. cleiton

    eu trabalhei o ano de 2011 todo com a minha carteira assinada esse ano de 2012 eu recebo